1º Ano do 1º Ciclo



1º ANO DO 1º CICLO

                                Marinês Issoton Dopfer
                                              Sandra Alves Vieira

             Qual é o papel do professor alfabetizador?
        A alfabetização é um processo muito importante na vida das crianças, é nesse processo que elas descobrem o mundo das letras e da leitura, nesta fase as crianças são curiosas, criativas e principalmente estão sempre dispostos a aprender, receber novidades e se empolgam com elas.
            Essa atitude de estar disposto, ou seja, o desejo de conhecer e atribuir sentido ao que está a sua volta, são essenciais para o desenvolvimento da criança, sendo importantes aliados do professor neste processo de ensino aprendizagem.
Diante disso, o professor tem papel fundamental no processo de alfabetização, ele é o mediador da construção de habilidades e conhecimentos, tendo como objetivo principal a apropriação destes pelos alunos.
 Contudo, para que o trabalho realizado em sala de aula tenha seus objetivos alcançados o professor precisa conhecer seus alunos, valorizar seus conhecimentos prévios, ter clareza de suas ações, além de lançar mão de referenciais teóricos que sustentem sua prática e lhe permita a utilização de meios e recursos que tornem a aprendizagem desafiadora, provocante, despertando nas crianças o interesse e o prazer em aprender significativamente.
Leitura e escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos. Sendo assim, alfabetizar é dar oportunidade, condições de acesso a estes instrumentos, para que o aluno aprenda a ver, pensar e compreender a partir de suas vivencias e necessidades um mundo de possibilidades que a leitura e a escrita podem lhes oferecer, compreender sua importância no meio social e o poder de transformação que elas são capazes.
Para MAGDA SOARES: "Alfabetizar é propiciar condições para que o indivíduo – criança ou adulto –tenha acesso ao mundo da escrita, tornando-se capaz não só de ler e escrever, enquanto habilidades de decodificação e codificação do sistema de escrita, mas, sobretudo, de fazer uso real e adequado da escrita com todas as funções que ela tem em nossa sociedade e também como instrumento na luta pela conquista da cidadania plena”.
Alfabetizar não é uma tarefa fácil, por isso, a família e a escola devem caminhar juntas nesse processo de ensino aprendizagem. A Participação dos pais na vida escolar de seus filhos é um dos fatores determinantes para o seu desempenho e sucesso escolar.

Participar verificando os cadernos e demonstrando interesse pelas suas produções, estabelecer um horário de estudo em casa, estar junto com eles no momento da realização da tarefa, orientando, estimulando, pois, a partir destas interações pais e filhos estarão mais conscientes das dificuldades encontradas e com ajuda dos professores saberão como superá-las.


Professora Marinês

Professora Sandra

Professora Marinês



Nenhum comentário:

Postar um comentário