2º ANO DO 2º CICLO =
5º ANO
Elisane Romelina Bakes Frigotto
Sandra
Mari Corso Kunz
No 5º Ano do Ensino Fundamental, trabalhamos
com uma metodologia que incentiva o aluno de forma gradual e segura a buscar
suas próprias conquistas e descobrir o prazer de aprender.
O conhecimento da realidade que envolve a
escola corresponde a um passo muito importante para o planejamento atender as
expectativas mais próximas das pessoas envolvidas no processo, em especial os
alunos. As estratégias do trabalho educativo e as dinâmicas de classe favorecem
o desenvolvimento de hábitos e atitudes adequadas. Assim é possível ajuda-los a
encontrar sentido no que fazem e o processo de aprendizagem fica mais
significativo. A escuta e o diálogo são essenciais na construção das
atividades. Sem a pretensão de apresentar “a grande solução”, a construção é
feita com saberes agregados, legitimando as diferenças.
Para esse nível de ensino, enfatizamos um
contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual,
estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações
humanas podem ocorrer em um meio ambiente educativo que propicia e respeita o
desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende. Com isso as
relações interpessoais requerem confiança, clareza de intenções propostas e
muita comunicação. Tanto adolescentes como as crianças precisam estabelecer
metas tangíveis e ter apoio para concretizá-las.
Sendo assim a função primordial do educador é
ser o medidor dessas conquistas, levando em conta cada superação do
aluno, registrando seus avanços e sabendo dar o retorno de maneira a alavancar
novas ações. A principal finalidade da educação visa, em nossos dias,
desenvolver as capacidades das pessoas
em situações de aprendizagem como elemento de auto realização e, não “
transmitir” conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário