2º Ano do 2º Ciclo


2º ANO DO 2º CICLO = 5º ANO

Elisane Romelina Bakes Frigotto
                                              Sandra Mari Corso  Kunz

No 5º Ano do Ensino Fundamental, trabalhamos com uma metodologia que incentiva o aluno de forma gradual e segura a buscar suas próprias conquistas e descobrir o prazer de aprender.
O conhecimento da realidade que envolve a escola corresponde a um passo muito importante para o planejamento atender as expectativas mais próximas das pessoas envolvidas no processo, em especial os alunos. As estratégias do trabalho educativo e as dinâmicas de classe favorecem o desenvolvimento de hábitos e atitudes adequadas. Assim é possível ajuda-los a encontrar sentido no que fazem e o processo de aprendizagem fica mais significativo. A escuta e o diálogo são essenciais na construção das atividades. Sem a pretensão de apresentar “a grande solução”, a construção é feita com saberes agregados, legitimando as diferenças.
Para esse nível de ensino, enfatizamos um contexto de trabalho em sala que estimula a atividade intelectual, estabelecendo conexões com a realidade vivida, por meio da qual as relações humanas podem ocorrer em um meio ambiente educativo que propicia e respeita o desenvolvimento social, afetivo e intelectual de quem aprende. Com isso as relações interpessoais requerem confiança, clareza de intenções propostas e muita comunicação. Tanto adolescentes como as crianças precisam estabelecer metas tangíveis e ter apoio para concretizá-las.
Sendo assim a função primordial do educador é ser o medidor dessas conquistas, levando em conta cada superação do aluno, registrando seus avanços e sabendo dar o retorno de maneira a alavancar novas ações. A principal finalidade da educação visa, em nossos dias, desenvolver as  capacidades das pessoas em situações de aprendizagem como elemento de auto realização e, não “ transmitir” conhecimentos.

Se a gente acredita que a inteligência se constrói pela ação e não é  apenas um mero dom que o aluno possui ou não, o professor deve ser um estimulador de interesses, um despertador de curiosidade, um evocador de necessidades intelectuais.

Professora Elisane

Professora Sandra Mari


Nenhum comentário:

Postar um comentário