3º Ano do 1º Ciclo


3º ANO DO 1º CICLO
 Beatriz Marta Capra
                 Inivalda Guzzi

“Todo conhecimento começa num sonho. O conhecimento nada mais é que a aventura pelo mar desconhecido, em busca da terra sonhada. Mas sonhar é coisa que não se ensina. Brota das profundezas da terra. Como mestre, só posso então lhe dizer uma coisa: conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos".
Paulo Freire


            A arte de ensinar é uma tarefa difícil demais para que alguém se envolva nela por comodismo, falta de coisa melhor ou porque pensa em ganhar dinheiro.
            Devemos ter em mente que os professores exercem um papel insubstituível no processo de transformação social. A formação de educadores não se baseia unicamente na parte técnica, no saber acadêmico, mas também formando cidadãos com competência e habilidade na capacidade de decidir, produzindo novos conhecimentos para a teoria e prática de ensinar.
            Não é fácil abraçar a docência, mas quem está no contexto, ou seja, aquele professor que acredita naquilo que faz e trabalha não só as questões curriculares, mas também a afetividade, tem consciência do que está fazendo, buscando novos procedimentos e soluções para a problemática do aluno, procurando entende-lo e ajudá-lo no processo de construção de seu conhecimento.
            Ao longo de sua carreira, o professor passa por algumas provações, como os alunos inclusos. Não podemos cobrar que todo o profissional da educação seja um expert em libras ou braile. É necessário que o mesmo esteja preparado para receber esses alunos, pois, ao contrário, ao invés de incluir irá exclui-lo do contexto pedagógico em sala, uma vez que não conseguirão se comunicar.
            Poder acompanhar o desenvolvimento de outro ser humano e a evolução no seu processo de alfabetização, não tem dinheiro que pague: é a sensação do dever cumprido, que não pode ser mensurada.
             O mais interessante nessa profissão são os obstáculos vencidos todos os dias; obstáculos esses presentes em toda carreira pedagógica, mas que, com o amor à essa profissão, são transpostos com facilidade.


 Cristina Nesi Zarpelon
                 Lirane Santini

Manutenção do Vínculo Professor-Aluno no Ciclo de Alfabetização

Uma das premissas básicas que sustentam a implantação dos Ciclos de alfabetização (MEC 2010) é a proposta da continuidade das mesmas crianças, nas mesmas turmas com o mesmo professor, visando garantir a continuidade do processo de aprendizagem previsto pela progressão continuada das crianças entre uma série e outra, conforme explicitado nos documentos oficiais. Não costuma ocorrer a reprovação dentro do ciclo, mas na mudança de um para outro pode haver, sim.  O que precisa ser compreendido é que as crianças não estão na escola para passar de ano, mas sim para aprender".

A permanência do professor alfabetizador, com a mesma turma, durante os três anos (1º, 2º e 3º ano do I Ciclo) é considerada conveniente e benéfica do ponto de vista pedagógico, pois amplia as possibilidades de tempo para que o processo de alfabetização e letramento ocorra. Ainda, propicia a oportunidade de se dar sequência ao processo de ensino-aprendizagem bem como a construção de uma relação social afetiva.

No ano de 2012, as professoras Lirane e Cristina iniciaram no ciclo de alfabetização e permaneceram com o trabalho nas mesmas turmas nos três anos consecutivos com a finalidade de, ao longo do ciclo, assegurar a continuidade do letramento (apropriação da escrita alfabética e o uso dela em situações práticas de leitura, escrita e cálculo) e acompanhar o desenvolvimento dos alunos com a perspectiva de ampliar suas experiências, identificando suas necessidades e propondo medidas para atendê-las. 

Pensar em contar com o professor que iniciou com seus alunos no 1º ano até o 3º, propicia a formação de um laço afetivo que amplia o vínculo professor-aluno, oferecendo segurança às crianças no momento de expressar suas ideias, sentimentos, enfim sua participação efetiva nas atividades escolares.

O 1º ciclo é considerado “o ciclo de alfabetização” e engloba os três primeiros anos do ensino fundamental. Com isto, pretende-se proporcionar à criança um maior tempo para a apropriação da alfabetização e do letramento. O objetivo dessa etapa é ampliar as possibilidades de tempo para que o processo de alfabetização e letramento ocorra juntamente com a formação básica do cidadão mediante, entre outros tópicos, “o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita”.

A educação, segundo Garcia (1999), é um processo contínuo e que não depende apenas da escola, sendo estimulada também em casa. Para que esse sistema de ensino funcione, é necessário mais tempo do estudante na escola e atividades que cobrem a opinião e o pensar do aluno".


           
           Professora Inivalda-  Apoio Katiana         


Professora Beatriz

Professora Cristina

Professora Lirane



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