Educação Física Escolar


EDUCAÇÃO FÍSICA  ESCOLAR
Professora Inês Brustolin

            Considerando a importância que tem a Educação Física no processo de desenvolvimento do ser humano, é preciso resgatar a verdadeira relação dos movimentos fundamentais com as necessidades básicas da criança. Quando as aulas de Educação Física são aplicadas com objetivos educacionais, sem comparação de desempenhos entre os alunos, elas podem fornecer uma grande bagagem motora, ricas oportunidades de desenvolvimento social e estimulação das diversas manifestações da inteligência.
            As aulas de Educação Física aplicadas na Escola Mun.Profª Maria Basso Dellani são elaboradas de maneira que desenvolva a psicomotricidade nas crianças, atividades recreativas que respeitam os limites de cada um, levando em consideração sua faixa etária, ou seja, uma mesma atividade pode ser trabalhada com todas as turmas, aumentando assim o grau de dificuldade conforme sua idade e necessidade.
Xadrez, uma língua internacional.
         Nunca seremos jovens ou velhos demais para aprender a jogar xadrez, mas quanto mais cedo se aprender a jogar, mais chances para ser um “Grande Mestre” ou simplesmente usufruir do prazer que o jogo proporciona.
            O que chama a atenção é o porquê do xadrez ser considerado “uma língua internacional”, pois mesmo aqueles que não falam a mesma língua podem jogar juntos, ou seja, o xadrez é um jogo que curva todas as fronteiras geográficas e sociais e aproxima as pessoas.
            Vivemos num cotidiano agitado, competitivo, cheio de preocupações, estressante, violento, portanto, um modo de vida nada saudável. É importante que nos preocupemos com o bem-estar físico e mental e é justamente o que o jogo de xadrez nos proporciona: momentos de quietude, tranquilidade e ainda nos permite desenvolver o lado racional, fazendo com que nos tornemos habituados a pensar e planejar com muita cautela toda e qualquer decisão de determinadas situações da vida.
Hoje o mundo enfrenta um problema que muitos não se deram conta ainda, a ausência de “valores”, especialmente na estrutura familiar, que é à base de conduta da pessoa humana. Então, percebemos que o xadrez traz outra vantagem: o resgate desses valores na vida das crianças que aprenderam a gostar do jogo. Podemos citar o respeito, a responsabilidade, a ética, a tolerância, a humildade, a disciplina, a sociabilidade entre colegas e, consequentemente, nas famílias.
            Jogar xadrez só traz benefícios, pois estimula o cérebro, aproxima as pessoas, resgata valores ajudando a formar adultos com atitudes e personalidade estruturadas.
         Como dizia Fernando Pessoa, “o jogo de xadrez prende a alma toda, mas perdido, pouco pesa, pois não é nada”.

Professora Inês




Nenhum comentário:

Postar um comentário