Participação Especial - Professor Emerson


SER PROFESSOR:
                              Faço parte do grupo de pessoas que labuta todos os dias para ver brotar nos rostos dos jovens um brilho ao enxergar seus sonhos realizados. Ser educador nada mais é do que ser um vendedor de sonhos, esperanças que se renovam a todos os momentos. Alegrias, tristezas se contemplam porque fazem parte do cotidiano acadêmico.  Uma sala de aula representa a cidade com ruas determinadas, transito fácil, com limpeza frequente, bairros movimentados e um prefeito, o professor, que está sempre disposto a resolver problemas criados pelo seu povo. Assim consigo observar as mazelas da população com olhos críticos, sabendo o quanto é difícil lidar com os anseios e desejos dos outros.
                                                                              Emerson Nunes

FUTURO



Não há como fugir
O  futuro é o intervalo de tempo
que se inicia após o presente e não tem um fim definido
e também não se tem idéia do que há por vir
 Referente a algo que irá acontecer
Que seja inseguro no momento que não pode parar
Que na vida apenas se deixe viver
Num dia que pode acontecer
sem ninguém que possa simplesmente começar
O futuro é o estado utilizado na mecânica clássica para dizer algo que está por vir
Pensando o suficiente para planejar sobre...
Que sem lutar , sem pensar e sem poder agir
 Que ainda não aconteceu(mas vai)
 Na mecânica quântica já não existe a figura de futuro,
 pois esta atua de forma atemporal sem parar
numa forma lógica
simples...
somente...
 esperar
                                                                                                                              Prof. Emerson



VALORES PERDIDOS

                             Como é fácil pensar que basta ser pai para entender de tudo. Imaginar que o filho é em casa e se porta como tal na escola. Sabe, com um pouco de experiência, (21 anos em sala de aula) e com alguns alunos no currículo (48000 alunos até 2014), entendo que o grande problema da escola definitivamente não é a instituição ou o educador, tão humilhados pela sociedade . O grande problema somos nós pais. Quando era aluno do ensino fundamental e médio, anos 80, o professor era mais autoridade que o pai. Estudei no Colégio Santa Maria em Curitiba, uma instituição com mais de 100 anos e desde pequeno aprendi que uma chamada de atenção do professor, uma frase mais ríspida, um castigo feito pelo coordenador Prof. João Carlos, era porque eu não havia feito o certo, e merecia. Lembro-me do dia que cheguei atrasado à aula e ele me fez contar todos os azulejos da cantina. Saudoso Prof. Gil, por eu ter conversado durante uma explicação me deu como “castigo” declamar um poema da Cora Coralina.  E outros tantos exemplos de atitudes duras que me fizeram refletir em mundo cheio de armadilhas, de mazelas e hoje entendo o objetivo do diretor da escola Irmão Celedonio Cruz, ele, com essas atitudes, criaram cidadãos, médicos, advogados, engenheiros e principalmente, com palavras do próprio: “O alicerce de um futuro com valores” os Professores. Tenho orgulho da profissão que escolhi, e hoje entendo porque minha mãe sempre defendeu os professores, e nunca deu ouvido as minhas lamentações, “Eles sabem o que fazem você deve ser humilde e escutar”. Valores muitas vezes esquecidos, engraçado com me lembro dos nomes e das pessoas que me chamaram a atenção, a reflexão aos 9 anos  existe e foi na escola que os meus valores de casa se fizeram presentes . Eu sou professor porque tive em quem me espelhar: Prof. Fred, uma pessoa ímpar, tenho uma foto dele quando era aluno e depois quando virei seu colega em sala. Exemplos não me faltaram e tenho plena certeza que consegui ser um Pai de verdade porque desde cedo observei na minha família uma extensão escolar. Ter filhos é difícil para quem se propõe a ser pai, mãe, devemos abdicar de muitas coisas, mas nunca se furtar de escutar. Colocar um filtro no que se ouve em casa e conversar com os interlocutores do futuro dos nossos filhos, parece óbvio, entretanto é mais fácil dar ouvidos a uma criança ou um adolescente que não tem condições de discernir sobre o certo ou errado. Muitos pais são escravos dos filhos, porque projetam neles frustrações e tentam corrigir no filho as próprias imperfeições.  Deixar viver, dar autonomia, não criar dependentes. Não é saudosismo lembrar-se de valores: dizer obrigado, pedir licença, agradecer aos pais, colegas, e principalmente refletir sobre o papel do educador. Hoje vivemos uma demência coletiva. “Achar que pode ir contra aos valores da escola, apelando para a justiça. Sabe Doutor, você é advogado porque um professor te ensinou a escrever, a estudar e a refletir”. O topo dessa pirâmide é quem dá a oportunidade de outros acharem seu caminho. As leis acobertam a incompetência dos pais, denigrem a escola, mancham as atitudes dos mestres e deturpam a sociedade. Sou a favor de maior autonomia aos professores, que precisam educar filhos de pais mal educados. Passar o conhecimento é o básico, partir para os valores é o essencial. A grande hipocrisia é a de não dar o exemplo em casa e criar filhos como se fossem bichinhos de estimação, cheios de não me toques ou ainda cheios de razão. Uma escola, um professor, evita que no futuro seja a delegacia ou a barra da saia da mãe o destino de jovens covardes que se escondem nas redes sociais denegrindo a imagem das pessoas de bem. Eu sempre me emocionei nas apresentações dos meus filhos, dia das mães, dos pais, sempre passa um filme na minha mente quando vejo o crescimento deles, o carinho de como é feito pelos professores essa passagem de valores, mas também vejo com tristeza quando alguns filhos não tem a oportunidade de verem seus pais na plateia. Nem todos conseguem participar, especialmente porque trabalham, mas eu procuro ensinar aos meus filhos, que o dia dos pais, das mães, natal devem ser todos os dias . Meu filho mais novo um dia me perguntou:- Pai o que você vai me dar no dia das crianças? Sem titubear o mais velho respondeu: - Meu pai trabalha e brinca com a gente todos os dias, o nosso presente é ele.     

Professor Emerson Nunes
Matemática- UFPR              Matemática contextual- Waco/ Texas-USA
PAI: Luis Felipe, João Guilherme, Aisha


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